Quando um empresário ou um profissional freelancer decide criar um site para o seu negócio, uma das principais dúvidas sobre o projeto é a respeito de qual conteúdo será divulgado por ele. De acordo com esse conteúdo é possível evidenciar um tipo de site com finalidade específica para alcançar os objetivos traçados para esse site.

Para propagar suas informações e realizar negócios na internet, uma empresa (desde o Micro Empreendedor Individual, até empresas de grande porte) pode fazer uso de um site institucional, blog, portfólio e/ou hotsites. Essas diferentes estruturas de conteúdo evidenciam características importantes do negócio e são capazes de estreitar a relação entre empresa e seus potenciais clientes.

Criação de sites de acordo com as particularidades do negócio

Um negócio pode fazer uso de um tipo único de site ou então mesclar suas características a fim de criar um site com muitas funcionalidades. Cada tipo de site possui suas características e particularidades, a escolha de determinado formato (ou o uso conjunto de vários) deve ser feita não apenas pelo que se pretende criar, mas também pela capacidade de manter o site em funcionamento como esperado. Esse comportamento pode ser avaliado principalmente pela produção e manutenção do conteúdo.

Sites de Conteúdo

A criação de um site passa por diversas áreas. Desde o planejamento do projeto a sua execução, são muitos os profissionais e habilidades envolvidas nesse processo. Questões que vão desde o negócio para o qual o site será criado, até discussões mais específicas sobre as tecnologias do trabalho a ser realizado.

Mesmo com muitos fatores influenciando diretamente nas tomadas de decisão do processo de criação do site, o foco deve convergir para os objetivos desse projeto. Um site, bem como todos os seus recursos e conteúdo, somente devem existir com os motivos e propósitos bem definidos.

Entendendo bem o que se espera do site é preciso articular o projeto para que ele possa trazer os resultados esperados. E para alcançar esses objetivos o site precisará usar e muito bem o conteúdo a seu favor. O conteúdo é um fator essencial para o sucesso de um site, para que ele traga os resultados esperados.

Trabalhar bem o conteúdo do site, seja ele texto, imagem, vídeo, áudio, qualquer que seja o formato; definirá a relação que será estabelecida com o visitante do site desde o primeiro contato. Dada a importância daquilo que será exposto pelo site é preciso garantir que o projeto traga informações alinhadas com o negócio e apresente o conteúdo no formato adequado; definindo assim o tipo de site ideal.

Tipos de Site para Empresas

De acordo com o negócio que será abordado pelo site é que serão formatados conteúdo, estrutura, layout, design, programação, todas as etapas do processo de criar um site. O fato do processo todo ser realizado tendo um negócio como base é de suma importância que o tipo de site a ser construído vá de encontro com suas características e objetivos.

Para tornar isso possível, um freelancer ou uma empresa que deseja criar o seu primeiro site precisa se atentar aos diferentes tipos de site existentes. Tendo o conteúdo como base dessa organização dos tipos, pode ser observado o uso da informação com propósitos bem evidentes.

Site Institucional

O tipo de site mais utilizado entre as empresas. Um site institucional contém páginas informativas sobre o negócio, apresentação de produtos, serviços e formas de contato. Esse site funciona como um cartão de visitas online. Funciona muito bem para apresentação do negócio, trabalhos realizados e permite que os potenciais clientes entrem em contato com a empresa.

O tipo de site institucional é indicado para as empresas que entendem a importância da internet para alavancar o alcance do seu negócio através da exposição do seu trabalho. Negócios que optam por esse formato trabalham com o conteúdo de modo pragmático, expondo as ações que realizam.

Apesar de receber a definição de site institucional, esse tipo de site pode ser usado tanto por empresas, quanto por freelancers, autônomos e profissionais liberais. Pessoas físicas também utilizam esse formato para publicar seus projetos em um ambiente próprio.

A definição site institucional trata-se mesmo de quais informações serão apresentadas e do formato do projeto. Em geral um site institucional possui:

  • Página Inicial – resumo das informações,
  • Apresentação – conteúdo de apresentação do negócio,
  • Serviços – exposição dos serviços prestados e seus detalhes e
  • Contato – formulário e informações para o visitante entrar em contato.

Esse tipo de site traz em média 5 páginas que resumem a atuação da empresa e são construídas para principalmente apresentar o negócio, mostrar e permitir o acesso para as mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc), outras áreas de atuação onde a empresa está inserida e divulgar os dados de contato para potenciais clientes.

Blog

O blog é um formato de site dinâmico cuja principal característica é a periodicidade da produção de conteúdo. A nomenclatura blog é uma abreviação de weblog, que pela tradução seria algo como registros da rede. As publicações de um blog são baseadas em texto, mas é comum observar o uso de uma estrutura similar para publicações baseadas em outros formatos de conteúdo como foto e vídeo; nesses casos o tipo de site pode receber as denominações de fotolog (ou flog) e videolog (ou vlog) respectivamente.

Esse tipo de site possui uma denotação pessoal e por isso muitas empresas fazem uso do blog para criar um relacionamento menos formal com os seus clientes. Um negócio, que visa fazer uso de um blog, pode criar esse blog em conjunto com um site institucional ou optar por atuar de maneira isolada, apoiar o seu trabalho na internet todo em cima do próprio blog mesmo.

Em razão do volume de conteúdo produzido, um blog tende a receber um volume muito alto de visitas. Esse tráfego permite que a empresa proprietária desse blog use o site para difundir suas idéias com sua audiência.

Um blog normalmente possui duas variações de apresentação do conteúdo:

  • uma listagem de resultados, com os resumos das publicações, e
  • a publicação em detalhe com seu conteúdo completo.

O tipo de site blog requer um bom sistema gerenciador de conteúdo, como o WordPress, para que atenda seus pré-requisitos de funcionamento e pode permitir ainda:

  • pesquisa por informações específicas;
  • sistema de comentários permitindo a interação dos visitantes com o conteúdo;
  • múltiplos autores e permissões de usuários;
  • organização das publicações por data, categorias, autores;
  • controle e utilização de arquivos multimídia em meio ao conteúdo;

E muitas outras funcionalidades que o sistema e a empresa desenvolvedora do site poderão oferecer.

Todo negócio baseado em um blog precisa ainda permitir que os leitores possam compartilhar esse conteúdo, fazendo a mensagem se propagar organicamente; viabilizar a integração com as mídias sociais e também não se esquecer de vincular o projeto a empresa, evidenciando as informações de contato.

Portfólio

Um site do tipo portfólio é responsável por expor o trabalho de uma empresa ou de um profissional, e deve trazer consigo informações sobre o seu criador e formas de contato. O formato é ideal para apresentar a empresa e comprovar a qualidade dos serviços prestados aos visitantes do site.

O portfólio aumenta a visibilidade do negócio, pois tende a ser encontrado mais facilmente em pesquisas específicas; agrega valor aos serviços prestados, já que a divulgação do trabalho vem acompanhada de informações complementares ao que foi feito; e permite que um futuro cliente se identifique mais facilmente com o negócio, afinal quando se pesquisa uma solução, a tendência é optar por empresas cujo resultado final se aproximam mais daquilo que está sendo procurado.

A confiança no trabalho desenvolvido vem da comprovação dos resultados apresentados pelo portfólio. Para que esses resultados sejam alcançados, um portfólio precisa conter:

  • Página Inicial – resumo das informações, trabalhos em destaque e
  • Trabalhos – listagem dos trabalhos desenvolvidos e seus detalhes.

As informações de contato, bem como textos de apresentação do negócio, comumente se apresentam em todas as páginas desse tipo de site.

A estrutura de um portfólio é bem similar a de um site institucional, a diferença entre ambos é que o site institucional visa apresentar os serviços prestados mediante textos e exemplos diversos em um único local de pouca atualização; já o portfólio tem como característica básica a constante atualização dos trabalhos e um maior detalhamento de cada trabalho já realizado.

Alguns portfólios fazem uso de recursos adicionais como pesquisa de trabalhos com a possibilidade de realizar filtros aos resultados obtidos, organização dos trabalhos em pastas e categorias, uso de efeitos visuais para apresentação das galerias de trabalho, compartilhamento dos trabalhos via mídias sociais, entre outros.

Hotsite

Dos diferentes tipos de site com relação ao conteúdo, o hotsite é aquele que faz uso das informações e demais elementos do site a fim de persuadir o visitante para determinada ação. O hotsite é um site de poucas páginas, com visual atraente e usado para uma estratégia pontual de marketing ou comunicação. Uma campanha, promoção, apresentação de um produto, lançamentos, prestação de um serviço específico, sites que permitem a interatividade e a participação do visitante em jogos diversos são bons exemplos do uso de hotsites.

A abordagem de um hotsite é altamente criativa, não segue um padrão visual; pelo contrário, desempenha melhor função quando o uso da criatividade ocorre em harmonia com os objetivos traçados pela campanha liderada pelo site (seja de cadastro, de participação, envolvimento, vendas, etc). As páginas que um hotsite precisa ter são:

  • Página inicial – principais informações sobre a campanha, como participar, interagir, evidenciar a ação sugerida,
  • Página de ação – onde a ação acontece, cadastro, venda, interação entre site e visitante e
  • Páginas informativas – termos de uso, como funciona, perguntas e respostas, informações de contato.

Diferentemente dos demais tipos de site, onde as características podem se fundir e o site possuir funcionalidades e recursos mistos, um hotsite normalmente é criado de modo isolado do site principal da empresa; muitas vezes inclusive, pode possuir seu próprio domínio. Essa separação dos sites é justificada pelo fato do hotsite ter sua própria mecânica de funcionamento e ser destinado a uma estratégia específica do negócio, não impactando assim nas estratégias globais e na atuação base do site principal.

Tipo de Site Ideal para Negócios

Para conseguir definir o melhor tipo de site para se fazer negócios usando a internet como canal de suas operações é preciso entender o tipo de conteúdo que se deseja trabalhar. Além disso é preciso avaliar a capacidade de manter esse conteúdo atualizado. Muitos negócios optam pela criação de um site institucional justamente por sua característica de não necessitar uma produção de conteúdo ativa.

No entanto, para que seja possível alcançar os objetivos traçados, o investimento em conteúdo mostra-se fundamental; seja para a criação de publicações no blog ou para a manutenção de um portfólio atualizado com os pormenores de cada serviço prestado.

Junto com a avaliação do conteúdo é preciso ponderar também quais serão os recursos desenvolvidos e de que maneira os visitantes deverão interagir com esse conteúdo. Viabilizar o compartilhamento do conteúdo, integrar o site com as mídias sociais e facilitar o contato com a empresa são funcionalidades necessárias para que o negócio atinja seus objetivos com o site, independente do tipo que tenha sido escolhido.