O trabalho de qualquer tipo de negócio na internet deve ser baseado na construção de um site profissional. Independente do site ser destinado ao trabalho de um freelancer, profissional liberal, autônomo ou empresas dos mais diversos portes, a existência de um site traz grandes benefícios ao negócio; como por exemplo a exposição da marca, divulgação do trabalho e comunicação com as pessoas.

Antes mesmo de pensar na criação de um site é preciso avaliar o real objetivo desse site, quais resultados ele pode trazer ao negócio. Pensar no site como ferramenta de trabalho. Superada essa etapa inicial é de suma importância encontrar uma empresa séria capaz de criar um site profissional com todos os seus requisitos e que ainda assim, esteja dentro da realidade de cada negócio na questão de investimentos.

Site Profissional que converte

Um processo que passa por muitas etapas, mas que ao ser finalizado pode trazer ganhos expressivos ao investidor. Pelo fato de estar diretamente relacionada com os resultados para o negócio, a criação de sites deve ter início na decisão entre criar ou não um site.

Site para negócios

Um dos principais problemas que todo tipo de negócio sofre é a falta de clientes, pouca demanda para os seus produtos. Muitas vezes isso ocorre por limitações físicas, como o tamanho da equipe de vendas responsável pela apresentação da empresa. Em outros casos o baixo volume de vendas pode se dar por conta das pessoas ainda desconhecerem a empresa, os serviços prestados, o negócio em si.

A criação de um site é uma estratégia essencial para ajudar a resolver esse e outros problemas, em especial de pequenos negócios. Uma vez criado o site, a empresa passa a contar com ele como sendo sua equipe de vendas em tempo integral na internet. E o fato do site da empresa possuir informações úteis para os potenciais clientes, para as pessoas que estão buscando informação; ele auxilia tanto na comunicação com os clientes existentes, como para a prospecção de novos clientes.

Divulgação do seu trabalho online

Empresas e profissionais de qualquer setor podem se beneficiar de ter seu próprio site. Um cliente que precisa saber o número de telefone, uma pessoa interessada em conhecer trabalhos realizados ou mesmo um interessado em fazer parte da equipe de trabalho, todos podem encontrar no site as respostas para os seus questionamentos.

Ter um site profissional é uma excelente forma de se comunicar com as pessoas. Um freelancer pode mostrar seu perfil o profissional, um autônomo os serviços que oferece e uma empresa seus produtos.

Existe, no entanto, o questionamento de fazer uso das mídias sociais ao invés de um site próprio. Uma página no Facebook, um perfil no Twitter, o uso do LinkedIn são alguns dos principais destinos para aqueles que desejam iniciar suas atividades na internet. Porém, todo serviço que não pode ser controlado por completo exerce controle sobre quem dele se utiliza. Ou seja, ao fazer uma conta em uma mídia social, o usuário precisa estar de acordo com os termos de uso e assim suas ações tornam-se limitadas.

Por isso é preciso avaliar bem o tipo de presença online que se deseja fazer. Não é primordial estar presente em todas as mídias existentes, porém – mesmo com as limitações de uso – pode ser interessante fazer uso dessas ferramentas em adição ao trabalho feito com o site profissional. Isso porquê as ferramentas podem garantir visibilidade, aproximação com as pessoas e do outro lado, o site trará a liberdade para se trabalhar e fazer uso dos recursos que melhor atendem as demandas que o negócio possui.

Site como ferramenta de negócios

Um site com finalidade comercial possui uma característica fundamental: a conversão. O investimento realizado no site comercial precisa gerar algum tipo de retorno a empresa ou ao profissional que investiu nessa proposta. A conversão é aquilo que se espera do site, pode ser cadastros de emails, de telefones, vendas, pedidos de orçamentos; cada negócio com sua particularidade.

Para que a conversão aconteça é preciso ter um site bem planejado e desenvolvido. O planejamento envolve conhecimento do negócio e o que se espera dele; enquanto que o desenvolvimento deve trazer design, tecnologias e recursos confiáveis aos olhos das pessoas para que haja transmissão de credibilidade.

Criar sites profissionais é uma tarefa complexa, muitas áreas e profissionais distintos trabalham em harmonia para que isso aconteça. Investir em um bom site é uma forma de respeitar o negócio e de estabelecer um ótimo primeiro contato com as pessoas.

Um site profissional faz a divulgação do trabalho de maneira natural. Funciona como uma vitrine, um cartão de visitas e também uma ferramenta poderosa de prospecção, atendimento e vendas.

Site para empresas de todos os tamanhos

Seja um freelancer, profissional liberal, pequena empresa, micro empreendedor individual (MEI), ou qualquer outro tipo de negócio que faça uso de um site entre suas estratégias de marketing; a exposição e a percepção das pessoas diante do conteúdo compartilhado são nítidas.

Um freelancer com um site pessoal possui ótima oportunidade para posicionar-se como um especialista em seu segmento, apresentar-se como uma autoridade no assunto. Sites do tipo portfólio para jornalistas são um bom exemplo, eles podem conter uma lista com as matérias feitas, centralizar os artigos escritos e auxiliar na divulgação das publicações mais relevantes.

Um prestador de serviço que se enquadra como MEI utilizando técnicas semelhantes, tem uma boa chance de expandir o alcance de suas atividades com o aumento de sua carteira de clientes. E empresas de todos os tamanhos encontram na internet a possibilidade de melhorar seus resultados tendo como base um site profissional adequado a realidade do seu negócio.

Características de um Site Profissional

Para saber se um site foi criado com o devido cuidado, mesmo o olho mais destreinado é capaz de notar no primeiro impacto. Problemas estéticos, má utilização dos elementos em tela, recursos sem funcionar como esperado; falhas gritantes.

Com o propósito de aprimorar essa percepção de um site de qualidade em comparação a sites amadores, uma lista breve de verificações pode ser verificada:

  • Layout bem estruturado: todos os elementos em tela possuem um propósito de existir, não estão ali para serem figurantes ou servirem apenas para “encher espaço”. Um bom layout utiliza a seu favor os espaços em branco;
  • Adaptabilidade e Responsividade: caso o site não possua uma versão própria para diferentes dispositivos é fundamental que o mesmo conteúdo possa ser consumido em todos os aparelhos usados para acessá-lo (celular smartphone, tablet, computador de mesa, televisão e suas diversas resoluções de tela);
  • Design e identidade visual: o site respeita as cores, formas, características e conceitos da empresa, da marca e do logotipo. O visual é atraente, agradável ao visitante e tem relação direta com o nicho de mercado onde o negócio está inserido;
  • Experiência do usuário: navegar no site é uma experiência confortável, fácil de ser realizada. O visitante consegue encontrar a informação que procura em poucos cliques. Os recursos funcionam como previsto;
  • Desenvolvimento: um site bem programado faz a verificação das ações nele executadas; o preenchimento de um formulário, a troca de páginas, tudo deve acontecer sem a exibição de erros não esperados (caracteres desconhecidos, informações técnicas, etc) e de modo a garantir a segurança do projeto e das pessoas que dele fazem uso;
  • Tecnologias de servidor: em conjunto com o desenvolvimento, é capaz de proporcionar um site rápido, que não demora a abrir, com um bom tempo de resposta das interações e que se mantenha online a tempo integral;
  • Conteúdo de qualidade: imagens em boa resolução, textos bem redigidos e a profundidade com a qual o conteúdo é trabalhado demonstra o trato da empresa com o seu site.

Todos elementos cruciais para um site profissional capaz de proporcionar bons resultados ao negócio que está sendo exposto. Uma série de esforços e habilidades necessárias para garantir tais resultados. Por essas e outras questões é difícil acreditar que um site profissional seja conseguido sem um bom investimento.

Entretanto, a Kodame enquanto empresa especializada na criação de sites, é capaz de proporcionar excelentes resultados aliado a um preço acessível. Isso é possível por justamente ser uma empresa especializada na arte de criar sites profissionais e ter uma solução ideal de acordo com cada tipo de negócio.