A criação de site para empresas não precisa ser uma tarefa extenuante e sem resultado. A escolha entre o investimento em criação de um site e todos os seus requisitos pode ser realizada de modo prático desde que se conheça algumas características básicas e comum para todos os sites e empresas.

Uma empresa que planeja criar seu primeiro site precisa conhecer essas características para saber estruturar aquilo que será o site ideal para o seu negócio. Muitos são os fatores envolvidos nessa decisão, desde o valor que se deseja investir, passando pelos recursos do site e chegando a empresa prestadora desse serviço.

Através de uma análise completa desses elementos envolvidos é possível evidenciar os detalhes do projeto, torná-lo concreto e a partir dele gerar grandes resultados para a empresa que fez o investimento com base nos objetivos do seu negócio.

Primeiro site da empresa

Quando uma empresa decide criar um site e não possui intimidade com o assunto, muitas dúvidas surgem. Tecnologia a ser utilizada, custos, prestador de serviços, escopo do projeto, estratégias de atuação na nova mídia, manutenção, suporte; esses e muitos outros questionamentos que por vezes acaba impedindo a empresa de criar o seu primeiro site.

Perguntas e respostas sobre a construção de sites para empresas

A decisão de criar um site para a empresa acaba por se tornar uma tarefa difícil pois a definição do que será criado e daquilo que se espera do projeto possui muitas variantes. A empresa pode desejar um grande portal de informação, mas não possui equipe para manter seu funcionamento. Pode economizar com um site compacto de uma única ou algumas poucas páginas, porém deixará alguns produtos e serviços de fora da exposição no projeto. Existem muitos pontos a serem analisados e isso tende a desencorajar as empresas de iniciarem o investimento em um site profissional para o seus negócios.

No entanto essa decisão de criar o primeiro site da empresa pode se tornar algo bem mais pragmático caso a análise parta de alguns princípios básicos para todo tipo de site, empresa e áreas de atuação.

Custo-benefício de um site

A definição do projeto de um site novo para a empresa tem início na subjetiva relação daquilo que se pretende investir em prol daquilo que se pretende obter de retorno desse investimento. Uma empresa quando inicia a construção de um site próprio visa a exposição do negócio, manter a comunicação com seus clientes, prospectar novos clientes, construir uma audiência em torno da marca e tantos outros objetivos particulares a cada negócio.

O início do processo de decisão, definição de escopo e criação do site empresarial deve se pautar nesses objetivos. A partir disso as decisões sobre recursos e investimento começam a se concretizar. Um site de uma página cujo principal objetivo deve ser exibir o endereço e dados de contato da empresa naturalmente terá um investimento inicial menor a outro que pretende exibir os produtos em galeria, o portfólio da empresa e a apresentação dos serviços prestados a fim de servir como ferramenta de prospecção de novos clientes.

Da mesma forma um site institucional para apresentação completa da empresa necessitará de mais recursos para que isso seja possível de ser realizado em comparação a um blog cujo objetivo principal seja divulgar informativos e notícias relacionadas ao negócio.

Site ideal para o seu negócio

Com a definição dos objetivos por trás da criação do site, da verba estimada para o investimento e das informações que devem se tornar públicas no projeto; o empresário deve dar início a delimitação do escopo que o seu site deve possuir. Essa definição permitirá estipular em detalhes tudo aquilo que estará presente no site: textos, imagens, vídeos, formulários, área restrita, quantidade de páginas e mais as características próprias que cada negócio oferece.

O escopo do site determinará os limites do projeto. Isso servirá para entender melhor os próprios objetivos do site e também realizar um bom planejamento sobre ele. O prazo de criação do site, tecnologias envolvidas no processo, custos com servidor para publicação do site são exemplos de respostas obtidas nessa etapa.

As principais dúvidas precisam ser sanadas antes mesmo de iniciar o desenvolvimento do site, o processo de criação de um site ideal para a empresa já teve seu início na decisão, na avaliação do custo-benefício e a continuidade do processo se dá pelo escopo que será definido a partir do conteúdo do site, do visual, dos recursos e da empresa responsável pelo projeto.

Site Estático x Site Dinâmico

De acordo com o conteúdo que se pretende trabalhar no site da empresa, o projeto pode ser definido como um site estático, onde o seu conteúdo é fixo, atrelado aos códigos de programação; ou então como um site dinâmico, onde o conteúdo pode ser alterado facilmente através de um sistema, um ambiente restrito.

Um site dinâmico na maioria dos casos será preferível ao site estático, isso porquê em projetos do tipo o conteúdo é tratado de modo separado das linhas de código e esse comportamento permite uma fácil manipulação do mesmo. Devido a esse comportamento, em um site dinâmico é possível exportar o conteúdo, realizar o gerenciamento (inserir, alterar, excluir e consultar informações) do mesmo e não há necessidade de um profissional especializado em programação para realizar as tarefas, tudo ocorre via um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Nesse cenário, a empresa pode optar por desenvolver um sistema próprio para gerenciar o conteúdo ou então optar por um sistema que já exista e construir o seu site sobre ele. Uma boa opção entre os sistemas para gerenciar conteúdo é o WordPress. Um site desenvolvido em WordPress conta com um painel de controle seguro, de fácil utilização e com muitos recursos.

No entanto, apesar da preferência por sites dinâmicos, em alguns casos um site estático pode funcionar muito bem, a depender de sua finalidade. Um site institucional para apresentação da empresa, um site para divulgação de uma campanha por tempo limitado, uma página para receber cadastros, sites de uma página (one page site) podem ser boas escolhas mesmo com o conteúdo fixo e suas limitações.

Característica Site Estático Site Dinâmico
Custo de desenvolvimento Baixo Alto
Tipo de conteúdo Fixo, atrelado à programação Editável, separado da programação
Manutenção do conteúdo Difícil, precisa de um especialista Fácil, sem a necessidade de um especialista
Custo de manutenção do conteúdo Alto Baixo
Quantidade de páginas e publicações Limitadas Ilimitadas

Templates Prontos x Design Personalizado

A aparência do site é fator fundamental para que ele atinja seus objetivos. O visitante do site desde o primeiro contato realiza seu próprio julgamento com relação ao conteúdo, marca e o negócio com base no design do site. Um site amador com cores em desarmonia, tipografia mal colocada e imagens em baixa resolução dificilmente conseguirá transmitir segurança para que o visitante faça qualquer ação dentro dele.

Por essa razão é fundamental que o site possua uma identidade visual muito bem executada. Essa identidade pode ser alcançada através de templates prontos (sites prontos onde é possível alterar apenas o conteúdo) ou então com a criação de um template personalizado, visual próprio.

Existem templates prontos estáticos, cuja edição de conteúdo e do próprio template se dá via programação; e também existem templates prontos dinâmicos que oferecem recursos de edição via ambiente restrito.

Tal como foi citado anteriormente, o uso de um sistema pronto como o WordPress para gerenciamento de conteúdo de um site é muito interessante em diversos aspectos. Um desses aspectos é que ele oferece o recurso de Temas (WordPress Themes) que são justamente templates prontos para WordPress. A empresa que deseja criar um site pode adquirir um Tema WordPress e partir do painel de controle do WordPress fazer sua edição, bem como a edição do conteúdo.

Uma outra alternativa interessante no uso de templates prontos são as plataformas para criação e edição de sites. Contratado os serviços da plataforma, o site da empresa pode ser gerenciado por um sistema que atenda diretamente às suas necessidades específicas e que não seja tão genérico quanto um site em WordPress.

Mesmo com as facilidades de um template pronto (seja estático, dinâmico ou através de uma plataforma), um site com aparência própria, exclusiva e criada sob demanda atende muito melhor os requisitos de um site corporativo.

Um template pronto possui certas limitações quanto a personalizações e apresentação do conteúdo e possui a desvantagem de ter sua base compartilhada por outros sites e empresas. Já a criação de uma proposta sob medida não possui tais limites e possui a exclusividade como um grande diferencial do projeto.

Sem dúvida essa é a melhor escolha para a criação de um site profissional para empresas. Caso a escolha venha a ser para o uso de um template pronto, a preferência deve ser por um template, Tema WordPress ou plataforma que permita atingir a especificidade que o site sob demanda terá. Assim a empresa terá os benefícios de ambas as variações de design, baseado em um trabalho existente porém exclusivo.

Característica Templates Prontos Design Personalizado
Aparência Limitada a proposta do Template Flexível as demandas do negócio
Custo de desenvolvimento Baixo Alto
Custo de manutenção e criação de novas páginas e recursos Alto Baixo
Personalização Pouca ou nenhuma Totalmente personalizado
Modelo de utilização Uso compartilhado Uso exclusivo

Recursos Prontos x Desenvolvimento Sob Demanda

Assim como o design do site pode ser reaproveitado de outros projetos existentes, os recursos do site também podem ser estendidos com base em outros projetos. Por recursos entende-se formulários, agenda de compromissos, galeria de imagens, calendário, pesquisa, exibição de vídeos, todos elementos que compõem o site.

Um recurso pronto pode ser vinculado ao site via códigos ou então via sistema gerenciador de conteúdo. Com a programação é possível inserir qualquer tipo de recurso, no entanto o trabalho sempre precisará de um especialista na função. Por outro lado, o uso de um sistema permite incorporar novos recursos de modo simplificado apenas em alguns cliques.

Caso a escolha do sistema gerenciador de conteúdo tenha sido o WordPress, da mesma forma que ele possui os Temas (templates prontos da ferramenta) para alterar a aparência do site; possui os Plugins, que permite incorporar novos recursos ao projeto. Apesar de haver Plugins WordPress para praticamente todo tipo de recurso que um site pode possuir, raramente será possível encontrar um que sirva perfeitamente a proposta do negócio.

Toda empresa possui particularidades que um plugin generalista dificilmente conseguirá atendê-las. Logo a criação de um recurso próprio, tal qual a criação do design exclusivo, mostra-se como melhor opção. A ressalva também é similar a proposta de uso de um template pronto, caso a empresa opte pelo uso de um recurso existente é preciso ter o cuidado de adaptá-lo a sua realidade e torná-lo de certa forma único a fim de atender os seus objetivos.

Característica Recursos Prontos Desenvolvimento Sob Demanda
Tipo de recurso Genérico Específico
Funcionalidade Limitada Exclusiva e direcionada aos objetivos do negócio
Custo de desenvolvimento Baixo Alto
Custo de manutenção e melhorias Alto Baixo
Modelo de utilização Uso compartilhado Uso exclusivo

Empresa generalista x Empresa Especializada em Criação de Sites

A discussão sobre a construção de um site profissional para uma empresa também passa pela equipe responsável pela criação desse site. No mercado de criação de sites é possível encontrar empresas de Marketing, Design, Comunicação, uma série de especialidades e que oferecem o serviço de desenvolvimento de sites em meio a tanto outros serviços prestados. Por outro lado existe empresas especializadas em criar sites, em serviços web e fazem desse seu principal e as vezes único ofício.

Uma empresa que deseja criar seu primeiro site deve pesar essa característica do fornecedor escolhido, esse fator permitirá conhecer a qualidade do trabalho que será entregue bem como o seu viés. Uma empresa de comunicação certamente irá pender as decisões para sua área, talvez optar quase sempre para a criação de um blog; assim como uma empresa de design pode focar muito na aparência e ambas deixarem de entregar algum recurso que pode ser fundamental ao negócio.

Esse comportamento pode ser evidenciado com algumas questões que podem ser feitas, levantadas ou serem respondidas espontaneamente em meio a negociação e definição do escopo de trabalho com a empresa prestadora de serviço:

  • Foi feita a definição clara dos objetivos do projeto?
  • O escopo do site inclui recursos e prazos bem definidos?
  • Quais motivos levaram a escolha da tecnologia que será empregada no site da empresa?
  • A empresa contratante terá acesso a quais recursos do site?
  • Haverá um ambiente restrito para empresa? Porque?
  • Quão fácil será possível integrar o site ao dia a dia da empresa e seus processos?
  • Como funciona a manutenção do projeto?
  • Será possível acrescentar recursos e personalizar o site no futuro?

São perguntas pertinentes ao modo como o fornecedor se comporta diante do serviço prestado. Em meio as negociações, consultas ao portfólio da empresa e das respostas obtidas é possível evidenciar o grau de conhecimento sobre a arte de criar sites.

Essas questões são apenas exemplos, outras podem e devem ser formuladas inclusive, visando entender o funcionamento do site, seu comportamento e os motivos para as escolhas feitas. São perguntas fundamentais para identificar o nível de execução do trabalho a ser realizado no site da empresa.

Essa decisão também vai garantir que as escolhas estejam alinhadas com os propósitos da empresa que deseja ter seu primeiro site e não somente aos interesses de seu fornecedor. Certamente que uma empresa especializada na criação de sites terá muito mais embasamento, conhecimento de causa e experiência a uma empresa generalista. E tudo isso sem perder o bom relacionamento que um site deve manter com as demais áreas do negócio (comercial, marketing, financeiro, etc).

Característica Empresa Generalista Empresa Especializada
Processos Tende para outras áreas Desenvolvimento com excelência
Tecnologias empregadas e recursos desenvolvidos O contratante se adequa ao produto oferecido O site e suas tecnologias são escolhidas de acordo com a necessidade do contratante
Custo dos serviços prestados Baixo Variado
Atendimento Superficial Denso, com conhecimento de causa
Tipo de projeto Fechado, entrega do site como produto isolado Interdisciplinar, atua em harmonia com outras áreas (marketing, vendas, atendimento, etc)

 

Um site para minha empresa

Com o conhecimento base e as perguntas certas é possível ter uma idéia muito bem estruturada do que se espera de um site empresarial. A tomada de decisão deve levar em conta as características do projeto e também da empresa em si.

A análise do momento que o negócio passa, os objetivos da criação do site e a verba disponível para o investimento vão pautar essa escolha. O melhor a ser feito é equilibrar o custo-benefício, traçar uma estratégia de atuação para o site, optar por um caminho e seguir.

A empresa não precisa ter medo de errar no primeiro momento, isso porque o site é mutável e assim como a própria empresa, para que ele gere resultados o trabalho diante dele é contínuo, sempre precisará de atualizações.

A empresa pode começar suas atividades com um site estático e depois criar um site dinâmico, pode iniciar com um template pronto e depois migrar para outro personalizado, pode usar recursos prontos e somente depois criar algo próprio. Essas são mudanças e respostas que o próprio site e os resultados que estiverem sendo obtidos trarão a empresa.

Para que esse trabalho possa ser mantido e realizado como se espera é fundamental manter uma empresa especializada por perto, ela terá condições de entregar qualquer uma das soluções escolhidas e com excelência nos serviços. Desse modo a empresa contratante nunca ficará limitada ou presa a um dos caminhos escolhidos.